O desenvolvimento de abordagens de inovação e testes é um dos aspetos mais relevantes em 2021 e para 2022.

Na Europa, por exemplo, o desenvolvimento de uma estratégia para promover a inovação foi indicada como uma prioridade central durante a “European Space Conference” de 2022, incluindo através da primeira Parceria Espacial e da utilização de instrumentos de contratação pública para financiar grandes projetos e apoiar pequenas empresas, incluindo para testar e eliminar os riscos de novas soluções.

Adicionalmente, foram lançados os Digital Innovation Hubs | Polos Europeus de Inovação Digital (DIHs), bem como as Instalações de Ensaio e Experimentação (TEF) em 2021. Os DIHs funcionarão como balcões únicos para ajudar as empresas a responder aos desafios digitais e a tornarem-se mais competitivas, inclusive dando acesso a conhecimentos técnicos e experimentação, bem como à possibilidade de "experimentar antes de investir". Criados no âmbito do Programa Europa Digital, o concurso para a criação de uma rede de Polos Europeus de Inovação Digital foi lançado em 2021. Os TEF, também introduzidos no Programa Europa Digital, têm como objetivo ser sítios de referência especializados, abertos a todos os fornecedores de tecnologia em toda a Europa, para testar e experimentar soluções e produtos de software e hardware baseados em IA de última geração. Embora se concentre em quatro sectores – indústria, cuidados de saúde, agroalimentar e cidades e comunidades inteligentes – a tecnologia espacial desempenha um papel relevante em todos eles.

Em Portugal, o quadro legal das Zonas Livres Tecnológicas (ZLT) foi aprovado em 2021. As ZLT, que devem ser estabelecidas de acordo com os princípios e regras previstos no quadro legal, são sandboxes regulatórias, geograficamente localizadas, onde os testes podem ser realizados num ambiente real ou quase real com a monitorização das autoridades competentes.