Na sua atuação como empresa responsável, a VdA incorpora não apenas os interesses dos seus stakeholders internos, como dos stakeholders externos, com destaque, de entre estes, para a Comunidade e o Planeta.
O nosso compromisso com a sustentabilidade leva-nos a procurar contribuir ativamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 das Nações Unidas, bem como para os objetivos de neutralidade carbónica do European Green Deal.
Dada a nossa histórica forte ligação à Comunidade, a vertente social do nosso compromisso com a sustentabilidade, assume particular relevância. Acreditamos que, sendo os advogados intermediários obrigatórios no acesso à justiça, as firmas que, como a VdA, congregam centenas de advogados, têm responsabilidades acrescidas nesta matéria, tão essencial a um efetivo exercício de cidadania. Neste contexto, a VdA tem um extenso Programa Pro Bono, ao abrigo do qual presta anualmente milhares de horas de serviços jurídicos não remunerados a inúmeras entidades sem fins lucrativos.
O ODS 17 (Parcerias para a Implementação dos Objetivos) encerra em si mesmo um dos principais pilares do Programa de Responsabilidade e Sustentabilidade da VdA: colaboração e trabalho em rede como veículos-chave para a implementação de projetos que vão ao encontro das necessidades das comunidades em que operamos e que contribuam para a defesa dos Direitos Humanos e para a capacitação para o exercício de uma cidadania ativa.
A VdA vem reafirmando o seu compromisso com os seus parceiros e com a Comunidade, sobretudo a três níveis: investimento social, promoção de redes colaborativas e construção de pontes através da aproximação de diversos stakeholders entre si.
Porque acreditamos no poder transformador da inovação, investimos particularmente no apoio ao desenvolvimento e fortalecimento de um conjunto de projetos na área da inovação social, do empreendedorismo social e do investimento social, que queremos crer que terão um impacto significativo na redefinição dos paradigmas vigentes, pela geração de novas respostas para velhos problemas.
Com o nosso Programa Pro Bono, com o nosso Projeto Verde e com o nosso Programa de Voluntariado Corporativo, permitimos a realização da dimensão humana e social dos nossos colaboradores bem como o exercício da sua cidadania, dentro da VdA e com a VdA e seus parceiros.
Os advogados da VdA desempenham também um papel determinante na capacitação de organizações com missão social e ambiental, contribuindo para o conhecimento dos respetivos direitos e obrigações legais, procurando assim torná-las cada vez mais sólidas e empoderadas no desenvolvimento da sua missão.
Um dos eixos de ação do Programa de RSC da VdA é a sua estratégia de sustentabilidade ambiental implementada através do Projeto Verde, um programa interno de desenvolvimento sustentável e ecoeficiência que visa gerar alterações de comportamentos dos colaboradores e minimizar fortemente o impacto ambiental da operação da firma através da otimização de recursos – energia e materiais. O Projeto Verde promove ativamente a adoção de práticas sustentáveis, tanto pela VdA como pelos seus colaboradores, com vista ao reconhecimento do estatuto “carbono zero”.
A avaliação e redução da pegada de carbono é um dos principais indicadores de ecoeficiência da Firma, pela transversalidade de aspetos que permite analisar.
O “Barómetro Verde” é a ferramenta através da qual a Firma calcula a sua pegada ambiental, procedendo ao reporte trimestral aos seus colaboradores. Elaboramos e publicamos anualmente o Relatório da Pegada de Carbono, cujos resultados, apurados com base em guidelines internacionais e utilizando elementos de cálculo adequados à realidade portuguesa, são reportados à Legal Sustainability Alliance.
Através de um protocolo com a Tapada Nacional de Mafra, a VdA, reservando uma área de 31 ha designada “Zona de Carbono Zero da VdA”, ocupada por povoamentos mistos de folhosas e resinosas, para a implementação anual de medidas de compensação das emissões da Firma (que incluem a plantação de árvores e medidas de defesa da floresta contra incêndios), com uma capacidade de sequestro de carbono estimada em 60 toneladas de CO2 por ano.
No contexto do Projeto Verde, a VdA é membro da Legal Sustainability Alliance, uma organização internacional de firmas de advogados empenhadas na adoção de práticas ambientalmente sustentáveis no âmbito da sua atividade. Esta organização conta hoje, a nível global, com cerca de 390 membros e em Portugal com uma única firma de advogados, a VdA.
O BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável é uma associação sem fins lucrativos que agrega e representa empresas que se comprometem ativamente com a sustentabilidade do seu desenvolvimento e da sua acção.Através de uma conceção de projectos interempresas que estimulam o desenvolvimento sustentável, o BCSD é um ator influente e inspirador de novos modelos de negócio.