O Nosso Propósito

Cuidar do que nos une.
Estar à altura do legado de confiança,
cidadania e decência.
Ter presente o todo.

VdA

O Nosso Propósito

Orgulhosos da nossa história, construímos o futuro assente numa cultura que nos distingue e que nos une em torno de um desígnio comum. Uma cultura fundada na consciência de que a cidadania é a âncora da nossa prática e que faz da VdA uma firma aberta, inclusiva e solidária, focada nas pessoas e na justa oportunidade de realização de cada um, promovendo um elevado sentido de exigência connosco próprios, enquanto equipa e na defesa dos nossos clientes.

Uma organização vibrante e inquieta, inovadora, que se afirma nas aspirações de um coletivo que quer ser parte ativa da solução para os desafios sociais e ambientais que enfrentamos enquanto Sociedade, mobilizando pelo exemplo de respeito, justiça e humanidade.

O nosso propósito é, assim, nutrir e perpetuar esta cultura ancorada em valores éticos inabaláveis, que reconhece na colaboração e na confiança traços vitais, e que é vivida por quantos aqui trabalham. Acreditamos que esta força motriz que nos une e os valores que nos guiam constituem a inspiração que nos projeta para o futuro.

Cuidar do que nos une.
Estar à altura do legado de confiança, cidadania e decência.
Ter presente o todo.

Sobre Nós

Quem Somos

Conscientes do valor que cada passo de uma transação tem para o cliente, preparamo-lo em equipa. Seguros no nosso conhecimento, experiência e inovação, os nossos advogados destacam-se pela solidez técnica e rigor profissional, mas também pelas qualidades humanas com que enriquecem a VdA, o cliente e a comunidade em que vivemos.

+ PRÉMIOS reconhecimento de um percurso de referência
INDÚSTRIAS profundo conhecimento e inovação jurídica
HORAS PRO BONO mais de 100 organizações apoiadas

Cultura e Valores

Estar na VdA é ser parte de um percurso extraordinário, feito por um grupo crescente de profissionais que são parte ativa da história económica do nosso País. É um percurso de que nos orgulhamos todos, feito de muito trabalho e de convicções muito fortes, e em que a equipa foi sempre mais importante do que qualquer um de nós.

João Vieira de Almeida, Senior Partner

Ser ético

Trabalhamos em conjunto para prestar um serviço de elevada qualidade, em total independência, integridade e respeito mútuo por clientes, colaboradores e concorrentes.

Exceder as expectativas do cliente

Somos verdadeiros parceiros dos nossos clientes. Correspondemos à sua exigência tornando nossos os seus objetivos. Valorizamos as suas pessoas, o seu negócio, produto, serviço e bom nome com equipas feitas à medida, especializadas em cada setor.

Ser Inovador

Procuramos sempre manter uma abordagem construtiva, com vista a encontrar as melhores soluções para os nossos clientes. Sabemos que para criar valor não basta identificar obstáculos: é preciso superá-los. Vemos na inovação um fator diferenciador e, por isso, antecipamos o futuro criando soluções de vanguarda.

Ser uma equipa

Qualidade de serviço exige qualidade de vida. Acreditamos que o ambiente de trabalho rigoroso e exigente, mas descontraído e estimulante, é uma peça-chave do nosso sucesso.

Incentivar a formação

Orgulhamo-nos da atenção que dedicamos a cada um dos nossos colaboradores. Criámos a VdA Academia, o nosso próprio centro de formação interno, através do qual incentivamos e apoiamos a formação contínua dos nossos colaboradores maximizando o potencial de cada um.

Convergência | Conhecimento | Colaboração | Confiança

Estas são as alavancas do nosso futuro.

A nossa História

Ética e rigor

Vasco Vieira de Almeida, sócio fundador da VdA, ficou conhecido pelos mais elevados padrões éticos e de rigor profissional, partilhados e vividos por todos os nossos advogados ao longo de mais de quarenta anos de atividade. Hoje, com mais de 440 colaboradores, orgulhamo-nos de um percurso feito no topo da advocacia, com uma equipa dos melhores profissionais em cada especialidade. O nosso trabalho fala por nós.

Tradição e inovação

A exigência profissional está subjacente à tradição do nosso nome. Mas na VdA apostamos na modernidade com a mesma visão de futuro com que nos destacámos nas últimas décadas pela inovação: em operações pioneiras na área financeira e das infraestruturas, entre outras.

Promovemos o diálogo entre gerações e a diversidade de pensamento. Na VdA, sócios séniores e associados júniores vindos das melhores universidades nacionais e internacionais, cruzam-se, dialogam e pensam soluções jurídicas inovadoras para problemas cada vez mais complexos.

In Memoriam

Reconhecendo com gratidão o contributo de todos aqueles que fizeram parte da VdA, lembramos com especial saudade o legado inspirador e notável talento de quem vimos partir.

Mário Esteves de Oliveira
(1944-2019)

Mário Esteves de Oliveira, personalidade central no desenvolvimento da cultura jurídico-administrativa portuguesa posterior à Constituição de 1976, integrou a Vieira de Almeida em 2006, como sócio sénior.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e com um percurso académico notável, foi docente e autor de referência de uma vasta obra nos domínios do Direito Administrativo e do Direito Público.

Administrativista incontornável, era consultado por entidades públicas, privadas e pelos seus pares para pareceres legais sobre as mais sofisticadas e delicadas questões no âmbito dessas matérias, tendo acompanhado também algumas das mais relevantes ações judiciais administrativas no país.

Reconhecido pelo seu profundo conhecimento jurídico, evidenciava uma singular capacidade de combinar reflexões de elevada complexidade com uma rara clarividência e rigor no tratamento das questões, sempre num estilo distinto e de elegância inconfundível. O seu legado à comunidade jurídica e académica nacional é imenso, constituindo fonte de inspiração e de grata recordação.

Assistente de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1971 e 1972, foi ainda responsável pela regência da disciplina de Instituições Públicas da Vida Económica, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas de 1973 a 1975. Poucos anos mais tarde, entre 1977 e 1986, assumiu a regência da disciplina de Direito Administrativo na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Exerceu atividade de jurisconsulto desde 1972 – tendo elaborado mais de 600 pareceres doutrinários – encontrando-se inscrito na Ordem dos Advogados como Advogado especialista em Direito Administrativo. Foi regularmente convidado por diferentes faculdades de Direito como docente em cursos de mestrado e pós-graduações, bem como orador em seminários e congressos em matéria de Direito Público e de Direito Administrativo.

Marcou indelevelmente os que tiveram o privilégio de o acompanhar, na profissão e fora dela, o que resultou numa sentida homenagem às suas qualidades notáveis, também pessoais, com a publicação dos “Estudos em Homenagem a Mário Esteves de Oliveira”.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.