A cibersegurança no sector espacial é um tema cada vez mais discutido e reconhecido como central. Por exemplo, os Regulamentos do Sector Espacial do Reino Unido de 2021 abordam expressamente a cibersegurança, enquanto a Diretiva 5 da Política Espacial dos Estados Unidos já tinha estabelecido um conjunto de princípios de cibersegurança para sistemas espaciais.

Na UE, paralelamente à Nova Estratégia da UE para a Cibersegurança, duas novas propostas (uma relativa à cibersegurança – Diretiva SRI 2 – e outra relativa à resiliência das entidades críticas – Diretiva CER) foram apresentadas no final de 2020, as quais se aplicarão, pela primeira vez, ao sector espacial, aos “operadores de infraestruturas terrestres detidas, geridas e operadas por Estados-Membros ou entidades privadas que apoiam a prestação de serviços espaciais [...]”. As propostas trazem obrigações extremamente exigentes às entidades abrangidas e consequências gravosas em caso de incumprimento.

Além disso, foi apresentada uma proposta de revisão da Diretiva sobre disponibilização de equipamentos de rádio no mercado (RED) destinada a reforçar a cibersegurança de dispositivos e produtos sem fios. Em 2022, será também apresentado um diploma relativo a ciber-resiliência, o qual estabelecerá normas comuns de cibersegurança para dispositivos conectados.