Os avanços tecnológicos têm grande impacto no sector espacial, tanto na sua vertente upstream como na sua vertente downstream, trazendo o sector espacial para uma era de automação, conectividade e sustentabilidade, diminuindo os custos e acelerando a entrega de soluções inovadoras.

Foram propostas várias novas abordagens a estes tópicos, por exemplo na UE, nomeadamente a proposta de Regulamento da Inteligência Artificial de 2021, o qual pode ter impacto no desenvolvimento e utilização de aplicações de IA no contexto espacial. Além disso, outras propostas relacionadas com tecnologia podem também ser relevantes para o sector espacial. É o caso, por exemplo, da Proposta de Regulamento relativo aos Mercados de Criptoativos (MiCA), apresentada em finais de 2020, e da proposta de alteração do Regulamento respeitante à criação de um Quadro Europeu para a Identidade Digital (eIDAS), que abrangerá os livros-razão eletrónicos e é, portanto, relevante para a utilização de DLT / Blockchain no sector espacial. Em 2022 será também publicada uma proposta legislativa para chips, tendo em vista construir um ecossistema europeu de semicondutores.

Outras iniciativas foram também anunciadas, como o novo Observatório de Tecnologias Críticas para a Defesa, Espaço e outras Indústrias Civis, o qual visa identificar, monitorizar e avaliar tecnologias críticas para o sector, aplicações potenciais, seu valor e cadeias de fornecimento.

Por outro lado, os stakeholders podem ainda aproveitar o impulso dado ao sector tecnológico, participando nas extensas oportunidades de I&D e financiamento que foram anunciadas em 2021. Na UE, para além de outros programas, a Comissão lançou um primeiro conjunto de convites à apresentação de propostas ao abrigo do Programa Europa Digital, que tem um orçamento global de 7,5 mil milhões de euros para o período 2021-2027.