A observação da Terra continua a ser um assunto central na agenda espacial, incluindo tendo em conta os recentes desastres naturais como seja as erupções vulcânicas em La Palma e Tonga e as inundações na Europa em 2021.

Entre outros tópicos, o Manifesto de Lisboa sobre Observação da Terra, assinado no Fórum de Alto Nível sobre Observação Espacial Europa-África em junho de 2021, prevê o reforço da cooperação nesta área como instrumento essencial para a transição digital e verde, bem como para a cooperação científica, tecnológica e empresarial entre África e a Europa.

Durante a COP26, a UE anunciou também uma nova constelação de satélites Copernicus, operada pela ESA e pela EUMETSAT, para rastrear as emissões de gases com efeito de estufa de origem humana. Nas primeiras semanas de 2022 será também apresentada uma estratégia de modernização do Copernicus. Por outro lado, a iniciativa “Destination Earth” continua a ser desenvolvida, tendo a ESA aprovado um acordo de contribuição para cooperação com a UE em outubro de 2021.

E, em Portugal, a empresa portuguesa GEOSAT adquiriu dois satélites de observação da Terra de média e alta resolução, reforçando o fornecimento de dados de observação da Terra e tornando-se um dos maiores operadores de satélites da Europa.

Neste aspeto, a recolha e partilha de dados continua a desempenhar um papel vital para garantir o acesso aos dados. Entre outros pontos, é importante recordar algumas iniciativas legislativas que terão impacto nestas atividades, tais como a Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho relativo à Governação de Dados (que estabelece, entre outros pontos, um conjunto de requisitos para a reutilização de certos dados detidos por organismos do sector público e a prestação de serviços de partilha de dados, muito relevantes numa economia espacial cada vez mais baseada em dados) e a Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho relativo a um mercado único de serviços digitais (que também pode ter impacto nos sistemas e fornecedores espaciais, especialmente na medida em que alojem informação/prestem serviços de alojamento).