Alterações Climáticas

A luta contra as alterações climáticas, a necessidade de crescente adaptação a este fenómeno e a resiliência climática enformam as políticas-chave a nível mundial e europeu, com destaque para o Acordo de Paris sobre o Clima e o European Green Deal. As futuras metas de neutralidade carbónica e a perspetiva de uma Lei Europeia do Clima obrigam as empresas e muitos outros stakeholders a repensar estratégias, redefinir operações, alterar processos e estabelecer metas cada vez mais ambiciosas, compatíveis com as exigências do novo quadro

Para as empresas, trata-se de integrar preocupações sobre as alterações climáticas não apenas nas suas operações, como sobretudo nas suas políticas de gestão de risco, sob pena, desde logo, de enfrentarem grandes dificuldades de acesso a investimento e financiamento, ou uma carga fiscal acrescida.

A equipa de Direito do Ambiente da VdA dispõe de conhecimento especializado nestas matérias focado no acompanhamento dos clientes nesta incontornável jornada rumo à sustentabilidade ambiental.

Know-how

  • Análise de impacto legislativo
  • Definição de políticas de neutralidade climática
  • Apoio no alinhamento dos diferentes setores de atividade com as novas metas
  • Adaptação das atividades às alterações climáticas e análise de investimentos  
Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.