Contra-Ordenacional & Penal Ambiental

Environmental

Contra-Ordenacional & Penal Ambiental

A regulação ambiental e a crescente preocupação com o Ambiente e com as Alterações Climáticas têm aumentado a litigância neste setor, com especial foco nos processos contraordenacionais e criminais, dos quais podem resultar responsabilidades para as empresas e para as pessoas singulares que nelas ocupam posições de liderança.

A abertura de um processo de contraordenação pelas autoridades é a primeira etapa do contencioso contra-ordenacional ambiental. Por esse motivo, a VdA dispõe de uma equipa multidisciplinar que acompanha os processos de contraordenação desde a resposta às acusações e notas de ilicitude das autoridades reguladoras (APA e IGAMAOT) até terminar a fase judicial.

As potenciais violações de regras ambientais são suscetíveis de gerar responsabilidade criminal para as empresas e para as pessoas individuais. A VdA também assiste os seus clientes nestes processos, que têm proliferado nos anos mais recentes.

Neste contexto, representamos clientes em processos contraordenacionais e criminais associados a temas como recursos hídricos, ruído, substâncias perigosas, incêndios, águas residuais, gestão de resíduos e cumprimento de licenças.

Know-how

  • Processos contraordenacionais instaurados pelas autoridades reguladoras do ambiente
  • Processos penais ambientais (poluição, violação de regras ambientais)
Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.