Regulação Ambiental

Num contexto em que os riscos relacionados com temas como as alterações climáticas ou a escassez de recursos surgem como indiscutíveis, é crescente a preocupação de investidores, reguladores e outros stakeholders (nomeadamente, consumidores) com o impacto ambiental negativo das organizações. Com o aumento da pressão, aquelas que não anteciparem e gerirem os riscos ambientais a que estão sujeitas, acabarão por perder vantagem competitiva face a players que sejam mais ágeis a enfrentar os crescentes desafios ambientais.

O European Green Deal trouxe uma nova perspetiva sobre o papel da regulação ambiental no aumento da sustentabilidade das organizações e, não cumprir as regras regulatórias, não só não é uma opção viável, como acabará por dificultar, quando não impedir, o acesso das empresas ao mercado.

Em determinados setores, compreender a regulação ambiental, que variadas vezes difere de setor para setor, é assim um fator crítico de sucesso para as organizações que pretendam ser bem sucedidas e prósperas.

A VdA há muito que presta serviços especializados no âmbito da regulação ambiental, encontrando-se apta a apoiar os seus clientes a enfrentar os desafios que os novos modelos e objetivos regulatórios lhes impõem.

Know-how

  • Due diligence ambiental, avaliação e gestão do risco
  • Licenciamento de atividades e projetos
  • Apoio regulatório setorial
  • Assessoria em fiscalidade ambiental, estruturação de fundos ambientais e preparação de orçamentos ambientais
  • Análise de impacto legislativo
  • Definição de políticas de economia circular
  • Due diligence de responsabilidade ambiental (incluindo seguros e outras garantias financeiras), passivos ambientais e contaminação de solos, nomeadamente no contexto de transações de M&A
  • Acompanhamento de contencioso e pré-contencioso ambiental, incluindo administrativo e contra-ordenacional
Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.