Sobre Nós

Responsabilidade Social Corporativa

A VdA é uma firma de advogados reconhecida pela excelência em diversos níveis e que orienta o seu trabalho pelos valores da qualidade, do espírito de equipa, do foco no cliente, da independência e da inovação.

Acreditamos que, sendo os advogados intermediários obrigatórios no acesso à justiça, as firmas que, como a VdA, congregam centenas de advogados, têm responsabilidades acrescidas nesta matéria, tão essencial a um efetivo exercício de cidadania. Neste contexto, a VdA vem há muito colaborando com diversas entidades da Economia Social, nomeadamente através da prestação de serviços de assessoria jurídica em regime pro bono a largas dezenas de instituições sem fins lucrativos.

Iniciativa da Organização das Nações Unidas para promoção da sustentabilidade e da responsabilidade social corporativa.
Advogados envolvidos no programa
Áreas de prática envolvidas no programa
Parceiros Institucionais
Instituições apoiadas

"Para mim, colaborar com o projeto Pro Bono da VdA é fazer parte de uma equipa que contribui para o desenvolvimento das entidades que têm um impacto essencial na responsabilidade social, e isso é muito recompensador."

Inês Melo Grilo, Associada

Trabalho em rede e parcerias

A VdA acredita que este tipo de mudança positiva exige trabalho em rede, pelo que colabora ativamente com diversas entidades da economia social, prestando serviços de assessoria jurídica pro bono com o fim de apoiar o fortalecimento e o desenvolvimento de projetos relevantes de inovação social e de empreendedorismo social.

Foco na inovação e empreendedorismo social

Porque acreditamos no poder transformador da inovação, temos nos últimos anos investido particularmente no apoio ao desenvolvimento e fortalecimento de um conjunto de projetos na área da inovação social, do empreendedorismo social e do investimento social, que queremos crer que terão um impacto significativo na redefinição dos paradigmas vigentes, pela geração de novas respostas para velhos problemas.

Envolvimento da firma

Com o Programa Pro Bono, permitimos a realização da dimensão humana e social dos nossos colaboradores bem como o exercício da sua cidadania, dentro da VdA e com a VdA e seus parceiros.

Assim, com vista a motivar a participação dos seus colaboradores nos projetos pro bono, as horas dedicadas aos mesmos são elegíveis para os objetivos anuais dos advogados da VdA, havendo uma equivalência, para todos os efeitos relevantes, entre horas pro bono e horas faturáveis.

Parcerias Institucionais

"Em cada pequena vitória há sempre alguém que faz a diferença e a VdA tem sido essencial para cada sucesso que alcançámos.
OBRIGADO!"
Hugo Menino Aguiar, SPEAK

Sustentabilidade ambiental

Um dos eixos de ação do Programa de RSC da VdA é a sua estratégia de sustentabilidade ambiental implementada através do Projeto Verde, um programa interno de desenvolvimento sustentável e ecoeficiência que visa gerar alterações de comportamentos dos colaboradores e minimizar fortemente o impacto ambiental da operação da firma através da otimização de recursos – energia e materiais. O Projeto Verde promove ativamente a adoção de práticas sustentáveis, tanto pela VdA como pelos seus colaboradores, com vista ao reconhecimento do estatuto “carbono zero”.

Prémio do Júri da Câmara de Comércio Luso-Francesa
Troféu de Desenvolvimento Sustentável
Shortlisted 2016 e 2017

Barómetro Verde e Relatório da Pegada de Carbono

A avaliação e redução da pegada de carbono é um dos principais indicadores de ecoeficiência da Firma, pela transversalidade de aspetos que permite analisar.

O “Barómetro Verde” é a ferramenta através da qual a Firma calcula a sua pegada ambiental, procedendo ao reporte trimestral aos seus colaboradores. Elaboramos e publicamos anualmente o Relatório da Pegada de Carbono, cujos resultados, apurados com base em guidelines internacionais e utilizando elementos de cálculo adequados à realidade portuguesa, são reportados à Legal Sustainability Alliance.

Programa de Compensação de Emissões

Através de um protocolo com a Tapada Nacional de Mafra, a VdA, reservando uma área de 31 ha designada “Zona de Carbono Zero da VdA”, ocupada por povoamentos mistos de folhosas e resinosas, para a implementação anual de medidas de compensação das emissões da Firma (que incluem a plantação de árvores e medidas de defesa da floresta contra incêndios), com uma capacidade de sequestro de carbono estimada em 60 toneladas de CO2 por ano.

BCSD Portugal

O BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável é uma associação sem fins lucrativos que agrega e representa empresas que se comprometem ativamente com a sustentabilidade do seu desenvolvimento e da sua acção. Através de uma conceção de projectos interempresas que estimulam o desenvolvimento sustentável, o BCSD é um ator influente e inspirador de novos modelos de negócio.

Legal Sustainability Alliance

No contexto do Projeto Verde, a VdA é membro da Legal Sustainability Alliance, uma organização internacional de firmas de advogados empenhadas na adoção de práticas ambientalmente sustentáveis no âmbito da sua atividade. Esta organização conta hoje, a nível global, com cerca de 390 membros e em Portugal com uma única firma de advogados, a VdA.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.