Marta Alves Vieira (Of Counsel) participa numa edição especial do Jornal Económico sobre o tema “Patentes & Propriedade Industrial”, no qual se afirma que Portugal tem aumentado a proteção da inovação e da propriedade intelectual, resultado do elevado crescimento do número de registos de patentes e marcas.

Neste artigo, diversos especialistas nesta área do Direito respondem às seguintes questões: Quais os entraves atuais do sistema de patentes e propriedade industrial e como podem ser ultrapassados? Quais as expectativas de desenvolvimento para esta área em Portugal e como pode o país melhorar a sua situação?.

Marta Alves Vieira afirma que “o desenvolvimento da área da propriedade industrial em Portugal dependerá da evolução da economia e dos investimentos que nela se fizerem. Tendo em conta que o Plano de Recuperação e Resiliência do Governo prevê um avultado investimento na transição digital na Justiça seria uma pena que parte desse investimento não fosse direcionado para a propriedade intelectual, sua promoção e proteção. Esta área apenas se desenvolverá se as empresas tomarem consciência do papel fundamental que a inovação (e sua proteção) poderá ter como motor do seu crescimento.”

No seguimento deste artigo o Jornal Económico promove uma talk sobre o tema “Inovar e patentear em Portugal: como e quando?” na qual a advogada participa como oradora. Assista aqui à talk que se realiza online, no dia 6 de agosto às 19h.