Nos passados dias 1, 2 e 13 de dezembro, teve lugar simultaneamente em Londres, no Luxemburgo, em Madrid e em Lisboa, a assinatura e fecho da operação de refinanciamento da dívida do Grupo Finerge (Project Gauss). O novo financiamento, no montante global de 2,3 mil milhões de euros, foi concedido à Finerge Europe Holding S.à.r.l. a holding que detém indiretamente os múltiplos portefólios do Grupo Finerge entre Portugal e Espanha.

Nesta transação estiveram envolvidas equipas de advogados de quatro jurisdições diferentes – Reino Unido, Luxemburgo, Espanha e Portugal. Do lado do Grupo Finerge, a Latham & Watkins, a Loyens & Loeff e a VdA, respetivamente nas jurisdições inglesa/espanhola, luxemburguesa e portuguesa, tendo as entidades financiadoras sido assessoradas pela Allen & Overy e pela Cuatrecasas.

O Grupo Finerge é o segundo maior produtor de energia renovável em Portugal, com uma capacidade instalada de mais 1500 megawats (MW) de parques eólicos e solares entre Portugal e Espanha, sendo detido pelo fundo australiano Igneo Infrastructure Partners, um asset management fund com ativos no valor de mais de 15 mil milhões dólares sob gestão.

A VdA orgulha-se de ter assessorado o Grupo Finerge nesta transação, não só pela sua complexidade e dimensão, mas também por se tratar de uma operação certificada como green loan e que introduz um mecanismo inovador de amortização variável desenvolvido para otimizar a estrutura de funding, tendo em conta a volatilidade intrínseca dos ativos eólicos e solares do Grupo. O financiamento inclui facilidades com diversas características, asseguradas por dez instituições financeiras.

Este projeto foi acompanhado por uma vasta equipa multidisciplinar da VdA. O exercício de due diligence foi liderado pela Ana Luís de Sousa (Sócia) e coordenado pela Maria Gorjão Henriques (Associada). Já na parte da estruturação/negociação do financiamento e pacote de garantias, a equipa foi liderada pela Teresa Empis Falcão (Sócia) e contou com a participação da Beatriz Pereira da Silva (Associada) e da Rita Costa Lima (Estagiária) e com o apoio da Vanessa Cardoso Pires (Associada Coordenadora) e da Maria Afra (Associada), em temas societários. Em temas ficais, a equipa foi liderada pelo Miguel C. Reis (Sócio), contando com a participação do Miguel Gonzalez Amado (Associado Coordenador). Os temas corporate foram acompanhados pela Cristina Melo Miranda (Associada Sénior) e pelo Arthur Grossmann (Estagiário). Na gestão de cliente e temas de M&A, estiveram sempre presentes a Cláudia Cruz Almeida (Sócia) e o Domingos Freire de Andrade (Associado).

Links para notícias relevantes:

Expresso | Renováveis: Finerge fecha financiamento de 2,3 mil milhões de euros

Finerge conclui refinanciamento de 2,3 mil milhões para acelerar expansão em Portugal e Espanha - O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal