Vasco Vieira de Almeida foi distinguido com o prémio “Advocatus Lifetime Achievement”, atribuído pelo ECO/Advocatus, em reconhecimento pelo seu inestimável contributo para a valorização do direito como pilar fundamental da sociedade e da economia.
Durante a cerimónia de homenagem, a Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, destacou a visão de Vasco Vieira de Almeida sobre o papel do advogado, sublinhando palavras proferidas pelo homenageado em vários momentos da sua vida.
“Recuso totalmente a visão de que um advogado é um prestador de serviços. Em primeiro lugar, todo o advogado tem de agir também como cidadão; se não o fizer não é um bom advogado. Não pode abdicar da sua função social, tem de bater-se por valores civilizacionais. Não pode ser neutro, porque isso é a degradação da sua função.”
Na ocasião, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, partilhou um testemunho sobre Vasco Vieira de Almeida, enaltecendo a sua integridade, visão e contributo incontornável para a defesa dos valores democráticos. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou ainda o papel inspirador de Vasco enquanto cidadão e advogado, cuja dedicação à justiça e ao bem comum deixou uma marca indelével na sociedade portuguesa.
Veja aqui o vídeo.
A entrega do prémio teve lugar dia 5 de dezembro, às 19h30, no Centro Cultural de Belém.
Os créditos das fotografias da cerimónia são de Hugo Amaral, ECO.