Susana Miranda é citada pela revista Advocatus num artigo intitulado “Maiores escritórios de advogados recebem em média cerca de 23 estagiários”. Neste artigo, a Advocatus divulga quais são as práticas adotadas pelas firmas de advogados em Portugal, de forma a atrair os profissionais que chegaram pela primeira vez ao mercado de trabalho. Com vista a este propósito, cada firma delineia programas específicos de onboarding, que são projetados para facilitar a adaptação dos recém-chegados e prepará-los para o ambiente de trabalho.

Neste âmbito, a Advocatus descreve o processo de integração de estagiários na VdA, um modelo de integração “cuidadosamente” preparado para garantir uma adaptação  “tranquila” e “eficaz” ao ambiente da Firma. Este processo, explicado por Susana Miranda, inicia-se com um bootcamp que combina atividades de team building com momentos de networking.

“Este bootcamp é seguido pela trainee week, uma semana intensiva de formação, onde os estagiários recebem informações sobre as várias áreas de prática, indústrias e adquirem conhecimento sobre os processos internos. No final dessa semana, cada estagiário é integrado na sua área de preferência de prática, dando início ao seu percurso profissional”, explica Susana Miranda.

Durante esta etapa, os estagiários têm a oportunidade de interagir diretamente com o sócio fundador, o senior partner e a managing partner, promovendo uma cultura organizacional e dando a conhecer a história, os valores, o propósito e a identidade da VdA.

“O papel da VdA na preparação e formação das novas gerações de advogados é uma missão que sempre entendemos como da maior importância, e que se funda em aspetos relevantes da nossa cultura e valores”, conclui Susana Miranda.

  • Este artigo está disponível aqui.