Pelo sexto ano consecutivo, a VdA contabilizou a sua Pegada de Carbono.

Em 2016, os níveis de eco-eficiência da VdA registaram uma evolução positiva nos domínios do consumo de eletricidade e da produção de resíduos.

Em termos absolutos e, em resultado do crescimento da firma e do reforço da sua atuação internacional, a pegada de carbono VdA em 2016, foi de 838 tCO2 (toneladas de dióxido de carbono equivalente), o que representa um acréscimo de 57t (+7%) em relação a 2015. No entanto, o rácio de emissões por colaborador evoluiu positivamente, tendo registado uma redução de 4%. Este valor mantém-se abaixo da média dos membros da Legal Sustainability Alliance (LSA), organização internacional de sociedades de advogados empenhadas na adoção de práticas ambientalmente sustentáveis, que a VdA integra desde 2011.

O consumo de eletricidade registou uma redução de 22%, apesar do aumento do número de colaboradores e da área ocupada pela VdA nas instalações (+ 4%).

O relatório Pegada de Carbono de 2016 apresenta pela primeira vez um balanço do ano no que respeita ao consumo de recursos por colaborador e à pegada de carbono da VdA e encontra-se disponível, em versão portuguesa e inglesa.