A Vieira de Almeida & Associados (VdA) assessorou a GreenVolt - Energias Renováveis, S.A. ("GreenVolt") na emissão de ações no valor de 100 milhões de euros e na admissão à cotação das novas ações no mercado regulamentado operado pela Euronext Lisboa, prevista para 11 de julho, na sequência da sua oferta pública, visando os acionistas existentes no exercício dos seus direitos de preferência e os investidores adquirentes desses direitos (a "Oferta").

A VdA prestou assessoria à GreenVolt na sua bem sucedida OPI em julho de 2021 e na emissão inicial de green bonds em novembro de 2021, e foi com grande orgulho que representou a GreenVolt também nesta transação, concluída num tempo recorde e aproximadamente no prazo de dois meses, permitindo à GreenVolt aumentar o seu capital social num ambiente volátil e desafiador e, assim, reforçar o nível dos seus próprios fundos para continuar a prosseguir os seus planos de crescimento.

Os sócios Hugo Moredo Santos e Pedro Cassiano Santos (B&F, Mercado de Capitais) e Ana Luís Sousa (Energia) lideraram a equipa VdA que assessorou estas operações, que contou com vários advogados de todos estes departamentos, constituída no total por mais de 10 associados, incluindo Francisca César Machado, Sara Santos Dias, Inês Freire da Veiga, Diogo Bordeira Neves e João Ramalho Dias (B&F, Mercado de Capitais), Maria Gorjão Henriques (Energia), Rita Pereira Abreu (Fiscal), e Vanessa Cardoso Pires e Carolina Tita Maurício (Serviços Corporativos).

 

Destaques da Oferta

  • A Oferta consistiu numa emissão de direitos relativos novas ações ordinárias, a serem emitidas pela GreenVolt, para subscrição pelos acionistas atuais no exercício dos seus direitos de preferência e por investidores adquirentes desses direitos, representando aproximadamente 12,785 por cento do capital social da GreenVolt após a subscrição integral do aumento de capital social (17.792.576 novas ações).
  • O preço de subscrição foi fixado em 5,62 euros cada por ação nova, correspondendo assim a receitas no montante de 99.994.277,12 euros.
  • A procura total neste aumento de capital social ascendeu a cerca de 186,8%. da dimensão da Oferta.
  • A GreenVolt apresentou um pedido à Euronext Lisbon para a admissão à negociação de todas as novas ações no Mercado Regulamentado operado pela Euronext Lisbon, o que, na sequência do registo do aumento de capital social na Conservatória do Registo Comercial, se prevê que venha a verificar-se em 11 de julho de 2022 ou em data próxima.
  • Esta transação foi coordenada pelo BNP PARIBAS e pelo Banco Santander, S.A., na qualidade de Coordenadores Globais Conjuntos, com a CaixaBank, S.A., JB Capital Markets, S.A.U., e Mediobanca Banca di Credito Finanziario S.p.A., sendo estes igualmente membros do consórcio bancário, assim como a Caixa - Banco de Investimento, S.A., que desempenhou ainda o papel de intermediário financeiro. A Lazard atuou como consultor financeiro. A Vieira de Almeida atuou como consultora jurídica da GreenVolt. A PLMJ atuou como consultora jurídica do consórcio bancário.
  • O Prospeto aprovado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (a "CMVM"), está disponível no site da CMVM (www.cmvm.pt) e no site corporativo da GreenVolt (www.greenvolt.pt).