Mais de 650 empresas sediadas em 30 países acabam de aderir ao SDG Ambition, o programa acelerador do United Nations Global Compact que desafia as empresas a definir metas ambiciosas e a acelerar a integração dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na gestão do negócio. Doze dessas empresas são portuguesas e assumem mundialmente o seu compromisso com a Sustentabilidade.

Quando a ONU anunciou que esta seria a “Década da Ação”, apelando a uma ação conjunta, capaz de acelerar a implementação da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fê-lo com a certeza de que estamos num momento crítico, que exige um plano estratégico à escala global. O programa SDG Ambition nasce desse apelo à ação, tendo sido lançado no WOrld Economic Forum, em Davos, há precisamente um ano, com a participação de António Guterres, Secretário-geral da ONU. Empresas de todo o mundo foram desafiadas a identificar áreas de risco, definir metas, desenvolver estratégias e descobrir novas oportunidades de negócio para acelerar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com o objetivo de, até 2022, alcançar 1000 empresas em 40 países. Um ano depois, esse objetivo está perto de ser alcançado com mais de 650 empresas aderentes.

O SGD Ambition, concebido pelo United Nations Global Compact – iniciativa das Nações Unidas para a sustentabilidade empresarial – em parceria com a Accenture, a SAP e a 3M, irá decorrer em 30 países durante os próximos seis meses, através de análises de desempenho, workshops globais e locais e consultoria especializada.

Em Portugal, doze empresas responderam positivamente ao apelo do Secretário-geral da ONU, que é também o Chair do United Nations Global Compact, e assumiram o compromisso de definir metas ambiciosas, priorizar ações com impacto direto no cumpriment da Agenda 2030, integrar os ODS nas unidades de negócio e consolidar a sua estratégia global de sustentabilidade.

Saiba mais aqui: