Magda Cocco é a convidada no segundo episódio do podcast "No limite da Inteligência Artificial", promovido pelo Dinheiro Vivo. O programa recebe convidados para discutir temas atuais sobre Inteligência Artificial (IA), empreendedorismo e inovação.
Neste episódio, considerando a proximidade das eleições norte-americanas, Magda Cocco aborda os riscos que a IA pode trazer para a campanha e os possíveis impactos nos resultados eleitorais, com foco especial na regulamentação direcionada a impedir a manipulação de imagens e áudios — os chamados deepfakes. A advogada da VdA destaca a preocupação de que o uso indevido da IA possa comprometer a integridade das eleições, comentando a regulamentação que visa impedir o uso destas ferramentas em contextos políticos. “Este tema das deepfakes no contexto democrático é absolutamente preocupante para todas as sociedades”, salienta.
Neste âmbito, Magda Cocco afirma que a Comissão Federal de Eleições dos Estados Unidos está a analisar medidas para regular o uso de deepfakes em anúncios políticos, e que já existem leis aprovadas em alguns estados norte-americanos para combater esta prática. No cenário europeu, o AI Act (Regulamento de IA) também prevê medidas para enfrentar estes desafios. Ao longo do episódio, Magda Cocco esclarece o que está em causa neste regulamento e aborda os desafios legislativos de Portugal em relação à IA.
- Este episódio está disponível no Spotify. Mais informações disponíveis aqui.