Já está disponível o novo episódio do podcast “A quem de Direito”, uma parceria entre a VdA e o Jornal Económico (JE). Intitulado “Agronegócio atrai apetite dos investidores”, este quarto episódio conta com a participação de Catarina Pinto Correia, que explica o ambiente regulatório da indústria do agronegócio e os desafios jurídicos nacionais e europeus que o setor enfrenta.

A capacidade de aliar o retorno financeiro a um impacto social e ambiental positivo, atrai cada vez mais investidores para este setor. É a partir deste cenário que Catarina Pinto Correia descreve o perfil do setor agrícola, como sendo um setor que enfrenta muitos desafios, mas que tem sabido aproveitar as oportunidades tecnológicas e digitais para se adaptar.

“As alterações climáticas, a perda da biodiversidade, a qualidade da água e do solo, a necessidade de produzir mais, e com uma utilização mais sustentável e eficiente dos recursos, e a emergência alimentar”, são algumas das maiores dificuldades que, de acordo com Catarina Pinto Correia, a indústria agrícola enfrenta. Para além disso, “temos um quadro regulatório de políticas nacionais e europeias bastante denso, que criou muitos desafios, mas que também traz bastantes oportunidades”, adianta a advogada da VdA.

Neste episódio, Catarina Pinto Correia aborda também as oportunidades que advêm destas políticas nacionais e europeias, qual o papel que a VdA exerce ao enquadrar as empresas do agronegócio na regulamentação do setor, e ainda as potencialidades e as dúvidas que surgem com a utilização da tecnologia e com a digitalização desta indústria.

O podcast “A quem de Direito” é promovido pela VdA em parceria com o Jornal Económico (JE). Em cada episódio serão abordados temas como agronegócio, governance, mercado de capitais e Inteligência Artificial.

• Ouça este episódio aqui.