Chen Chen

Integra a VdA desde 2022. É Associado da área de Bancário & Financeiro onde presta consultadoria jurídica em matérias regulatórias e apoio jurídico ao financiamento de instituições de crédito e intermediários financeiros a operarem nos mercados de capitais, incluindo na montagem de diversas operações de emissão e colocação de dívida e de capital, nacionais e internacionais, na emissão de warrants e outros produtos financeiros.

Presta também apoio numa base contínua a várias sociedades gestoras de ativos quer em questões regulatórias e legais, como sejam a constituição de organismos de investimento coletivo e o apoio contínuo às respetivas entidades gestoras, quer no âmbito de operações de compra e venda de ativos sob gestão destas ou alienação das respetivas participações sociais.

Por fim, presta ainda assessoria em questões regulatórias a seguradoras e mediadores de seguros, assim como em matérias conexas com fundos de pensões e sociedades gestoras de fundos de pensões.

Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Assistente Convidado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, desde 2020, onde leciona a cadeira de Teoria Geral do Direito Civil.

Docente em diversos cursos de pós-graduação do Centro de Investigação de Direito Privado – CIDP.

Investigador do Centro de Investigação de Direito Privado – CIDP.

Membro da Comissão Executiva da Revista de Direito Financeiro e dos Mercados de Capitais – RDFMC.

Autor de vários artigos em revistas da especialidade publicadas, entre os quais:

  • “Contratos à distância em geral”, Estudos de Direito do Consumo, Vol. I (coord. Rui Paulo Coutinho de Mascarenhas de Ataíde, Francisco Rodrigues Rocha e Vítor Palmela Fidalgo), Almedina (2023), 777-801;
  • “Startups Funding Legal Regime”, em coautoria com Joana Costa Lopes, Revista Electrónica de Direito, Vol. 28, n.º 2 (junho de 2022), 21-56;
  • “Transformação transfronteiriça de sociedades de responsabilidade limitada e a proteção dos credores: a Diretiva (UE) 2019/2121”, em coautoria com João Espírito Santo, Revista de Direito Comercial (30 de janeiro de 2022), 229-283;
  • “O acesso à atividade bancária: a autorização e o registo”, Revista de Direito Financeiro e dos Mercados de Capitais, Vol. 3, n.º 1 (2021), 69-92.

Inscrito na Ordem dos Advogados Portugueses.

Inglês.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.