A VdA trabalhou com o Fórum Económico Mundial na elaboração do relatório da aprofundada investigação ao metaverso, que constitui a mais importante publicação sobre o tema.
A iniciativa juntou um grupo internacional e diverso de stakeholders, provenientes da sociedade civil e dos meios académico, governamental, empresarial e tecnológico, com o objetivo de ajudar a definir um futuro equitativo, seguro e economicamente viável para o metaverso.

Temos o maior gosto em partilhar o relatório:

  1. Interoperabilidade no Metaverso pela via da governança.

Esta via foca-se em ferramentas que previnem potenciais efeitos negativos e mitigam riscos emergentes, enquanto asseguram equidade, privacidade, segurança, proteção e interoperabilidade. Essas ferramentas permitem que os utilizadores participem transversalmente em diferentes ambientes e tecnologias, que os dados circulem livremente e de forma segura, e ainda que haja um intercâmbio de informação entre os sistemas, sem falhas.

 

Para saber mais sobre este assunto, o blogue The first research of its kind: defining, building and governing a metaverse for all explica a iniciativa e divulga os avanços da investigação.