A VdA assessorou o Grupo José de Mello ("JdM") na venda conjunta com o Arcus European Infrastructure Fund 1 LP (gerido por Arcus European Investment Manager LLP) ("Arcus") de dois blocos acionistas representativos, no total, uma participação maioritária de 81,1% na Brisa-Auto – Estradas de Portugal S.A. ("Brisa"). A Arcus vende a totalidade da sua participação de 40,6% no âmbito da transação e a JdM vende uma participação igual, também de 40,6%.

O Consórcio comprador é constituído por três investidores institucionais, nomeadamente a APG (gestora de ativos da ABP, o fundo de pensões dos funcionários públicos e do setor da educação dos Países Baixos), o NPS (serviço nacional de pensões da República da Coreia) e a SLAM (gestora de ativos da Swiss Life, a maior seguradora do ramo vida na Suíça). A aquisição será realizada através de um veículo integralmente detido, direta e indiretamente, pelo Consórcio, e conjuntamente controlado pela APG e pelo NPS.

O acordo celebrado configura uma parceria estratégica de longo prazo entre o Consórcio e o Grupo José de Mello, que permanece como acionista de referência da Brisa, com uma posição representativa de 17% dos direitos de voto e com participação ativa na gestão, continuando Vasco de Mello como Presidente do Conselho de Administração. A VdA assessorou também a JdM na negociação do acordo que consubstancia esta parceria estratégica de longo prazo.

A Brisa é uma concessionária de autoestradas com portagem líder na Europa (com uma extensão total da rede de 1.575 km) e a maior plataforma rodoviária em Portugal, representando cerca de 57% do total da distância percorrida em território nacional e cerca de 43% da rede rodoviária com portagem do país.

A conclusão do negócio está dependente de aprovação das entidades reguladoras competentes e deverá ocorrer no decurso do terceiro trimestre deste ano.

A equipa foi liderada por Cláudia Cruz Almeida (Sócia) e a equipa core que prestou assessoria nesta transação incluiu José Pedro Fazenda Martins (Sócio), Inês Gomes Ferreira e Sofia Bobone (Associadas Coordenadoras) e Cristina Melo Miranda (Associada).

Esta transação contou ainda com o apoio de João Vieira de Almeida, (Managing Partner da VdA) .

O apoio contínuo à Brisa foi assegurado por uma equipa liderada por Paulo de Barros Baptista (Sócio).

 

Media:

Advocatus | Sete sociedades de advogados envolvidas na venda da Brisa. Três são portuguesas

Jornal de Negócios | Brisa dá aos Mello e à Arcus 2,4 mil milhões