Tiago Bessa foi entrevistado para o Telejornal da RTP1 no dia 13 de março, no âmbito da nova legislação para a liberdade de imprensa, aprovada pelo parlamento europeu no dia 12 de março.

A aprovação deste documento, de acordo com Vera Jourova, Vice-presidente da Comissão Europeia, é uma “mensagem clara para os jornalistas” de que o jornalismo é essencial para as democracias e, como tal, cabe às democracias saber proteger os jornalistas.

Enquanto especialista na área de Comunicações, Proteção de Dados & Tecnologia, Tiago Bessa esclarece que a nova legislação proíbe “regras que visam determinar as fontes dos jornalistas e, também, aspetos mais específicos como a instalação de software que possa desencriptar as fontes dos jornalistas ou, até, captar conversações ou interações dos jornalistas com as suas próprias fontes”.

Complementarmente, o novo diploma exige aos meios de comunicação mais transparência sobre a propriedade, o financiamento e publicidade estatal.  

Para supervisionar a aplicação deste regulamento, será também criado um organismo europeu para salvaguardar a liberdade de imprensa.

  • A reportagem pode ser visualizada aqui, a partir do minuto 11:55.