Joana Piriquito Santos (Associada Sénior) foi nomeada para o Comité Consultivo Permanente do Instituto Europeu de Patentes (Grupo de Trabalho sobre Guidelines do SACEPO) para o mandato de 2021-2023.

O Comité Consultivo Permanente perante o Instituto Europeu de Patentes (SACEPO) foi formado em 1978 por iniciativa do primeiro Presidente do Instituto Europeu de Patentes (IEP), J. B. van Benthem, a fim de dar aos "círculos interessados" uma palavra a dizer sobre o desenvolvimento do sistema europeu de patentes.

Como principal órgão consultivo do IEP, o SACEPO é consultado sobre todas as principais questões relacionadas com o desenvolvimento do sistema europeu de patentes. Estas podem variar desde amplas reformas europeias e internacionais - tais como a introdução da Patente Unitária, reforma das câmaras de recurso do IEP, revisão da Convenção sobre a Patente Europeia (CPE), reforma do Tratado de Cooperação em matéria de Patentes e harmonização do direito substantivo de patentes - até questões mais práticas relativas ao procedimento de concessão de patentes europeias, tais como alterações ao Regulamento de Execução da CPE, política de taxas do IEP e revisão das Guidelines de Exame.

A consulta regular do SACEPO assegura que as alterações propostas ao direito e à prática das patentes europeias sejam vistas da ótica dos utilizadores e debatidas de uma forma exaustiva e equilibrada antes da sua implementação. 

Os membros são compostos por representantes da indústria e da profissão de patentes, bem como por alguns peritos reconhecidos no domínio do direito da propriedade industrial nomeados ad personam pelo Presidente do IEP. 

A VdA continua assim a assegurar a sua representação ativa em organizações internacionais, aumentando a sua forte reputação em Propriedade Intelectual e a sua rede de contactos internacionais nesta área.