Catarina Pinto Correia é oradora convidada na 4.ª edição do Congresso anual de sustentabilidade na cadeira de valor – o In Sustentável.

Este Congresso reúne um conjunto de oradores do setor da sustentabilidade para apresentarem e debaterem sobre a implementação de medidas de ESG em diferentes organizações.

Para isso, o programa do evento é composto pelos temas “Valorizar o Capital Natural”, “Circularidade com Valor”, “Energia”, “Comunicar a Sustentabilidade” e “Pessoas”, cada um destes temas divide-se em diferentes painéis de discussão.

Catarina Pinto Correia participa com a intervenção “Green Claims e Passaporte Digital: o que vai mudar?”, no qual apresentará a diretiva Green Claims que visa regulamentar a fundamentação e a comunicação de alegações ambientais explícitas.

Numa entrevista à Revista Sustentável, Catarina Pinto Correia esclareceu que “esta proposta de diretiva sobre fundamentação e comunicação das alegações ambientais, vulgarmente conhecida como Green Claims, foi proposta pela Comissão Europeia em março de 2023 e aguarda agora a adoção pelo Parlamento e pelo Conselho Europeu. Esta diretiva tem como grande objetivo combater e, mais do que isso, prevenir o problema do green washing e da falta de fiabilidade dos rótulos ambientais e, portanto, tem como principais objetivos aumentar o nível de proteção ambiental, contribuir para acelerar a transição ecológica, proteger os consumidores e as empresas contra o green washing (…) e, portanto, colocar os consumidores na linha da frente para contribuírem para esta transição ecológica tomando decisões de compra informadas com base em alegações e em rótulos ambientais que são mais credíveis e assim, também, melhorar a segurança jurídica”.

Ao longo da sua intervenção no In Sustentável, Catarina Pinto Correia abordará este tema, respondendo às questões: “O que vai mudar na comunicação de sustentabilidade?”, “Que impacto terá esta diretiva nas marcas?”, “A certificação pode ser a solução mais viável?”, “As marcas estão preparadas para garantir a reparação?”, “Qual o futuro impacto da proibição de destruir produtos não vendidos?”.

O In Sustentável Congresso decorre a 14 de maio, na NOVA School of Business and Economics em Carcavelos.

  • Mais informações sobre o In Sustentável disponíveis aqui.

Media: