No decorrer da Conferência das Partes (COP 28) sobre as alterações climáticas, que teve lugar recentemente, Assunção Cristas marcou presença em diversas iniciativas no pavilhão de Portugal.

Assunção Cristas integrou o painel de discussão promovido pelo Fundo LAND - Life And Nature Development. Ao lado de Ângela Lucas, co-founder  Chief Sustainability Officer do Fundo LAND, debateu questões cruciais relacionadas com as alterações climáticas e a florestação. O foco da discussão centrou-se no papel do investimento privado como catalisador de soluções concretas para a restauração da natureza e a promoção da biodiversidade.

Outro momento da participação de Assunção Cristas foi a sua moderação no painel de discussão "Contribuição das mulheres para a ação climática", integrado no projeto Business as Nature. Este painel destacou o papel fundamental das mulheres na liderança e implementação de ações que visam combater as alterações climáticas. A discussão abordou estratégias inovadoras e práticas que as mulheres podem adotar para impulsionar a ação climática, evidenciando a importância da diversidade de género neste contexto.