À semelhança de anos anteriores, a área de Contencioso & Arbitragem da VdA volta a apoiar a equipa da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa no Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, no quadro de um protocolo exclusivo entre a FDUL e a VdA, que vai na sua 5.ª edição consecutiva.

Tendo já concluído a fase escrita, a equipa está agora em preparação para a fase oral da competição, que decorrerá entre 27 de março de 1 de abril em formato digital. Nesse contexto, nos passados dias 27 e 28 de fevereiro, a equipa participou no pre-moot da CAM-CCBC (Centro de Arbitragem e Mediação Brasil-Canadá), um dos mais importantes e prestigiados da competição, tendo ficado em 2.º lugar entre as 40 equipas participantes.

A equipa é coordenada pelo Prof. Doutor José Ferreira Gomes (FDUL) e por Filipe Rocha Vieira (Associado Coordenador). Tem ainda como coaches António Pestana Araújo (Associado), do lado da VdA, e Catarina Coelho e Carolina Nagy, do lado da FDUL.

O Willem C. Vis Moot é a maior competição de arbitragem comercial internacional do mundo. Os participantes são defrontados com questões de Direito substantivo, relacionadas com a aplicação da Convenção das Nações Unidas sobre Contratos para Venda Internacional de Mercadorias, adotada em Viena em 11 de abril de 1980 (e ratificada por Portugal em 2020), e processual, perante regras de arbitragem que mudam em cada edição da competição.

Na presente edição, o caso incide sobre um litígio emergente de um contrato para o desenvolvimento de vacinas contra doenças respiratórias, sendo aplicáveis as Regras de Arbitragem Internacional da Câmara de Comércio da Suíça.

Saiba mais aqui.