A VdA e a APGEI - Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial (APGEI) têm muito gosto em anunciar a Conferência Estratégia 2030: Dos Incentivos Financeiros aos Incentivos Fiscais, que terá lugar no dia 21 de setembro, entre as 17h00 e as 19h45, na Sala Fernando Pessoa, no Ritz Four Seasons Hotel, em Lisboa.

Temos muita honra em contar com S. Exa. a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Professora Doutora Isabel Ferreira, para abrir a Conferência.

Vivemos um período ímpar, com a aprovação do maior pacote de medidas de incentivo de sempre.

O Mecanismo de Recuperação e Resiliência europeu, onde se enquadra o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência acordado para Portugal, instrumento de mitigação do impacto económico e social da crise após a pandemia, com uma dotação 16 mil milhões de euros, cria uma série de incentivos e medidas de financiamento e contém  um plano de investimentos com um plano de execução até 2026, visando contribuir para assegurar o crescimento sustentável de longo prazo e responder aos desafios da dupla transição climática e digital.

O novo Quadro Comunitário Portugal 2030, fixa os grandes objetivos estratégicos para a aplicação, entre 2021 e 2027, do montante global de 23 mil milhões de euros.

As medidas de incentivo financeiro e fiscal são inúmeras e transversais. As oportunidades multiplicam-se e os desafios na sua aplicação são enormes para todos os stakeholders envolvidos – beneficiários, entidades de gestão, coordenação técnica e monitorização ou auditoria e controlo.

Pretendemos promover a reflexão e o debate, de forma colaborativa e construtiva, sobre as oportunidades e desafios que se suscitam, a interação e cooperação entre todas as entidades envolvidas, contribuindo para a comunicação e esclarecimento, essenciais à eficiente execução das medidas em causa.