O continente africano tem investido amplamente no setor espacial. Vários países estão a desenvolver iniciativas promotoras da atividade espacial e um número crescente de empresas está a posicionar-se no setor. O investimento no espaço traz também oportunidades muito relevantes para os países e empresas não africanas, que podem encontrar em África um novo mercado para as suas atividades, produtos e serviços espaciais.

A economia espacial africana foi avaliada em 19,49 mil milhões USD em 2021, prevendo-se um crescimento de cerca de 16% (para aproximadamente 22 mil milhões USD) em 2026. A indústria emprega já mais de 19.000 pessoas em todo o continente, das quais mais de 11.000 são empregadas por entidades governamentais.

O continente africano já conta também com mais de 270 empresas a exercer atividades no setor, desde o desenvolvimento de tecnologias e soluções em diversas áreas (incluindo (tele)medicina, transporte e logística), até ao fabrico de satélites e componentes de objetos espaciais.

Adicionalmente, dados de dezembro de 2022 indicam que 14 nações africanas tinham lançado até então mais de 50 satélites.

Este Space Brief aborda as principais oportunidades que resultam das iniciativas mais recentes adotadas em África no setor espacial, designadamente em matéria política e legislativa.

  • Consulte aqui os principais acontecimentos entre janeiro e março de 2023.