Manuel Cavaleiro Brandão

Manuel Cavaleiro Brandão

Integra a VdA desde 2021. É Sócio responsável pela área de prática de Laboral, sendo um dos advogados portugueses mais reconhecidos nesta área, onde conta já com mais de 40 anos de prática.

Além da área de Direito Laboral, tem um vasto currículo em arbitragem, nacional e internacional, enquanto advogado e árbitro, em áreas de direito comercial e societário, construção e obras públicas, contratos e direito laboral.

Entre outras funções, foi membro da “Court of Arbitration” da CCI – International Chamber of Commerce (Paris) (2002-2005).

Lawyer of the Year, Best Lawyers - Arbitration and Mediation - 2022

Medalha de Honra da Ordem dos Advogados (2008).

Condecorado com a Ordem de Mérito pelo Governo Austríaco (2007).

Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Pós-graduação em Estudos Europeus. (frequência)

Tem exercido funções docentes nos cursos de pós-graduação de Direito do Trabalho na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, na Faculdade de Direito da Universidade Católica (Porto) e na Universidade Lusíada, bem assim em Arbitragem, nas Faculdades de Direito da Universidade Católica (Porto) e da Universidade Nova.

Antes de integrar a firma, foi Sócio na PLMJ.

Anteriormente, fora sócio fundador da Sociedade de Advogados Cavaleiro Brandão, Pinheiro Torres, Cabral, Sousa e Silva e Associados.

Foi membro do parlamento português, onde integrou várias comissões parlamentares.

Foi membro da Comissão de Análise e Sistematização do Código do Trabalho (2000-2002) e da Comissão do Livro Branco para as Relações Laborais (2006-2007), ambas no âmbito do Ministério do Trabalho.

Foi Presidente do Conselho das Ordens de Advogados Europeias (CCBE).

Também foi membro do Comité Económico e Social da União Europeia.

Inscrito na Ordem dos Advogados Portugueses.

Membro da Associação Portuguesa de Arbitragem.

Membro da APODIT – Associação Portuguesa de Direito do Trabalho.

Francês, Inglês e Espanhol.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.