Futura Iniciativa Legislativa: Lei de Desenvolvimento da Nuvem e da IA

Futura Iniciativa Legislativa: Lei de Desenvolvimento da Nuvem e da IA

Convite à apresentação de informações para uma avaliação de impacto
abril de 2025
Futura Iniciativa Legislativa: Lei de Desenvolvimento da Nuvem e da IA
Uma abordagem estratégica da regulamentação transforma-a numa vantagem competitiva.

"Os centros de dados são fundamentais para alojar e operar dispositivos e equipamentos essenciais. Atualmente, a UE está atrasada em relação aos EUA e à China no que se refere à capacidade disponível de centros de dados. A iniciativa visa abordar as atuais condições desfavoráveis para que o setor privado colmate esta lacuna de capacidade de uma forma que dê prioridade a soluções altamente sustentáveis."

A Comissão Europeia lançou um convite à apresentação de informações para a Lei de Desenvolvimento da Nuvem e da IA, convidando o público e as partes interessadas a darem a sua opinião sobre a sua iniciativa para colmatar o défice de capacidade computacional na UE, em particular no que se refere ao desenvolvimento da nuvem e da IA. Esta iniciativa faz parte do Plano de Ação para o Continente da IA e visa reforçar a competitividade e a soberania da UE na economia digital.

O documento descreve o contexto político, salientando uma discrepância significativa entre a atual infraestrutura computacional da UE e as necessidades do desenvolvimento da IA. A iniciativa visa abordar os desafios que impedem a expansão da capacidade dos centros de dados da UE, incluindo as dificuldades de acesso aos recursos naturais, a lentidão dos processos de licenciamento e os elevados requisitos de capital.  Tem também como objetivo promover soluções sustentáveis e a inovação tecnológica nas operações dos centros de dados.

Os objetivos da iniciativa incluem promover a investigação e a inovação no domínio do tratamento de dados eficiente em termos de recursos, triplicar a capacidade dos centros de dados da UE nos próximos 5 a 7 anos e garantir uma capacidade de computação em nuvem altamente segura baseada na UE para casos de utilização críticos.  A Comissão está a estudar uma série de opções políticas, desde medidas não legislativas a uma abordagem regulamentar abrangente, incluindo a eventual criação de uma agência independente para gerir os investimentos conjuntos e aplicar a legislação.

Espera-se que a iniciativa tenha impactos económicos, sociais e ambientais, nomeadamente através do estímulo à investigação e ao desenvolvimento, da melhoria dos serviços públicos digitais e da promoção de infraestruturas sustentáveis.  Em 2025, será realizada uma avaliação de impacto, apoiada por consultas às partes interessadas e pela recolha de informações, com vista a fundamentar a proposta da Comissão.

A consulta tem como objetivo recolher opiniões de um vasto leque de partes interessadas, incluindo autoridades públicas, operadores de centros de dados e de computação em nuvem, programadores de IA, instituições financeiras e cidadãos.  As reações ajudarão a Comissão a compreender o problema, as possíveis soluções e os impactos potenciais das diferentes opções políticas.  A consulta encontra-se disponível aqui.

Interessado neste artigo?