No passado dia 23 de novembro, a VdA, representada por Manuel Gouveia Pereira (Associado Coordenador), marcou presença no momento celebrativo com as 42 empresas signatárias na Conferência de Capital Natural, promovida pelo BCSD Portugal, no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa. A conferência promoveu a interação entre o setor privado e ONGs e outras associações que estão no terreno a desenvolver ações pela natureza, através de um momento de match making e partilha de casos práticos.

A VdA assinou o act4nature Portugal em 2020, na primeira vaga de adesões, por reconhecer a importância de promover e restaurar a biodiversidade e os serviços dos ecossistemas, um dos mais importantes desafios que o mundo atualmente enfrenta a par das alterações climáticas.

Este evento do BCSD tem presente a COP 15 da Biodiversidade, que decorrerá em dezembro em Montreal, e que tem como principal objetivo a adoção do Quadro Global de Biodiversidade pós-2020, de modo a travar a perda global de biodiversidade até 2030 e promover a recuperação dos ecossistemas naturais. De acordo com o BCSD, na sequência do incumprimento de todas as Metas de Biodiversidade Aichi, estabelecidas no quadro da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CBD) para 2020, a COP 15 será crucial no contributo para o estabelecimento de um acordo global pela natureza e, desta forma, a necessária e urgente transição para um mundo mais sustentável. Neste contexto, as empresas têm um papel fundamental, nomeadamente através da avaliação das suas dependências e impactes sobre a biodiversidade e o capital natural, divulgação dos resultados e ainda estabelecimento de metas, de modo a tornarem-se “nature positive” até 2030, isto é, tendo em vista modelos de negócio regenerativos.