Joaquim Pedro Lampreia foi mencionado na revista Advocatus, partilhando a sua análise aprofundada sobre o Orçamento do Estado para o ano de 2024.

Ao abordar os pontos positivos do Orçamento, Joaquim Lampreia destaca a ligeira redução da tributação autónoma sobre veículos, juntamente com uma amortização mais célere do goodwill adquirido em processos de concentração de empresas.

No entanto, não poupa críticas à forma como as boas intenções são executadas no Orçamento do Estado. Destaca, por exemplo, o incentivo fiscal à habitação dos trabalhadores, cuja aplicação termina em três anos, limitando o seu verdadeiro impacto nas empresas. Também critica a criação de um regime fiscal atrativo para startups, que, apesar de positivo, resulta em uma pequena redução do IRC, agravando a complexidade desse imposto.

Em resumo, Joaquim Pedro Lampreia critica a "diminuta importância quanto às medidas incentivadoras das empresas" e apela a uma abordagem mais eficaz e simplificada para promover um ambiente fiscal favorável ao crescimento empresarial.

Leia aqui o artigo.