Filipe de Vasconcelos Fernandes assina um artigo de opinião no jornal ECO intitulado “A Economia da Dessalinização e o caso português”, no qual introduz o tema defendendo que a “dessalinização pode representar um contributo muito relevante para o contexto de iminente ‘stress hídrico’”.

O artigo aborda três temas principais: “A emergência da dessalinização – breve introito comparativo”; “Alguns dos principais trade-off’s da economia da dessalinização”; e “O caso português e o futuro”.

O autor conclui a análise afirmando que “a construção da primeira central em território continental não pode considerar-se isoladamente ou tão pouco como solução única”. Por essa razão, “é justamente este o momento de perspetivas novas políticas públicas fortemente incentivadoras da coesão territorial e da justa distribuição dos custos (económicos, sociais e ambientais) envolvidos no planeamento hídrico, tais como a correta monitorização de medidas de mitigação e compensação da dessalinização, a estabilidade tarifária e, não menos importante, a sustentabilidade na respetiva utilização.”

Leia aqui o artigo.