Para refletir as oportunidades da economia dos dados, as regras que estão a ser definidas pela UE e o seu impacto no mercado nacional, realiza-se online, dia 12 de janeiro, entre as 09h30 e as 11h00 a 4ª sessão do ciclo ‘Digital Union', no âmbito da parceria VdA e APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), designada Digital Union”.

A quarta sessão visa abordar os grandes temas do digital. Saiba tudo o que está a ser feito, numa altura em que o volume de produção de dados duplica a cada 18 meses, estimando-se que em 2025 a economia de dados europeia alcance um valor superior a 829 mil milhões de euros.

Criar um mercado único dos dados é uma das prioridades de Bruxelas, que se quer posicionar na batalha global dos dados, dominada pelas big tech. Considerando que a maior parte do potencial dos dados está por realizar – estima-se que apenas 10% dos dados criados sejam aproveitados - e que a UE tem todas as condições para se tornar líder na nova economia dos dados, quer em termos de competências, quer de tecnologias e base industrial e empresarial, a Comissão Europeia diz ter uma estratégia clara. Assim o necessário quadro regulamentar, em áreas como a governação, acesso e reutilização de dados no espaço comunitário, que está neste momento em discussão.

Agarrar a oportunidade dos dados para inovar e crescer em todas as áreas da economia e da sociedade é o objetivo, o que passa ainda pelo desenvolvimento de novas tecnologias, como a inteligência artificial, por infraestruturas avançadas e pela qualificação para o digital. Mas como criar na prática este mercado único, retirando todo o potencial dos dados? Como garantir condições de equidade? Estarão as empresas abertas a partilhar os seus dados? Qual a melhor forma de ultrapassar os desequilíbrios entre estados-membros? Como gerir matérias como o RGPD, privacidade, transparência e direitos fundamentais?

/// Saiba mais sobre a "Digital Union" aqui.

 

A participação no Webinar é gratuita agradecendo-se a inscrição prévia aqui.