Fernando Resina da Silva

Integra a VdA em 2001. É Sócio Executivo do Grupo PI & Digital, Sócio Responsável da área PI Transacional e Sócio da área de Comunicações, Protecção de Dados & Tecnologia.

Tem desenvolvido a sua atividade nos sectores e em projetos de tecnologias de informação e comunicação, outsourcing, cloud computing, tecnologias emergentes, propriedade intelectual, comércio eletrónico, comunicações eletrónicas, privacidade, serviços postais, publicidade e media.

Tem liderado a vertente jurídica das principais operações no âmbito das TI, e em particular nas grandes operações de sistemas de informação e de outsourcing do sector bancário e financeiro, bem como na estruturação e implementação de projetos ligados às tecnologias emergentes, envolvendo, por exemplo, inteligência artificial, big data, IoT, blockchain, robótica, veículos autónomos e conectados, nanotecnologia e novos materiais. Também tem estado focado na transformação digital, I&D e inovação, empreendedorismo tecnológico, mobilidade e cidades inteligentes, bem como na área da Propriedade Intelectual, do Direito Comercial e Societário. Participa igualmente em vários projetos na área do Empreendedorismo e Economia Social.

É frequentemente orador convidado em conferências e seminários sobre as matérias relacionadas com as suas áreas de prática.

Lawyer of the Year, Best Lawyers - Technology Law - 2021

Lawyer of the Year, Best Lawyers - Telecommunications Law - 2017

 

Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Frequência do 3º ano do Curso de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico - Universidade Técnica de Lisboa.

Tem o Certificado de Competências Pedagógicas como Formador, certificado pelo IEFP.

É docente na Porto Business School, onde lecciona a cadeira “As TI e a Lei – Contratação e Proteção de Tecnologia” da pós-graduação “IT Management” e no IPAM Lisboa (Laureate International University), onde leciona “Ética e Deontologia Digital”, da pós-graduação “Data Science Applied to Marketing”.

Foi responsável pela cadeira “Corporate Governance e o Direito”, do Curso de Pós-Graduação em Corporate Governance, pela cadeira “Direito Aplicado ao Imobiliário”, do Curso de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação Imobiliária e pela cadeira de “Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia”, do Curso de Pós-Graduação “Prospectiva, Estratégia e Inovação”, todos do ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão.

Antes de reintegrar a firma em 2001 foi sócio da Perry da Câmara & Resina da Silva - Soc. de Advogados e da PMBGR - Pena, Machete, Botelho Moniz, Nobre Guedes, Ruiz & Associados - Soc. de Advogados.

Autor de diversos artigos publicados em edições da especialidade nacionais e internacionais.

Membro do Conselho Consultivo do ICP – Instituto das Comunicações de Portugal (ICP-ANACOM) (1996-2001).

Secretário-geral da APST - Associação dos Prestadores de Serviços de Telecomunicações (ex-APSTVA) (1996-2001).

Membro da Direcção da APRITEL - Associação dos Operadores de Telecomunicações (2001-2002). Membro da APDC -

Associação Portuguesa Para o Desenvolvimento das Comunicações, onde integrou a Comissão Organizadora do 13º Congresso das Comunicações da APDC. Membro da Direção do IberGovernance – Instituto Ibérico de Corporate Governance (2005-2007).

Membro da APDSI – Associação Para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação onde foi Líder do “Grupo de Trabalho Permanente - Justiça”.

Sócio Honorário da Associação Portugal Outsourcing - Associação das Empresas de Outsourcing de Portugal (atualmente uma Secção da APDC).

Foi Presidente do Conselho Fiscal da itSMF - IT Service Management Fórum e atualmente é membro do seu Conselho Geral.

Integra o Conselho Geral da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

Membro fundador e Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral da DSPA - Data Science Portuguese Association.

Membro do OCN - Outside Counsel Network, da Microsoft, para matérias de TI, Cloud Computing e Tecnologias Emergentes na região MEA (Médio Oriente e África). Membro da Direção do ProChild CoLab Against Child Poverty and Social Exclusion – Association.

Inscrito na Ordem dos Advogados Portuguesa.

Inglês, Francês, Espanhol.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.