António Pestana Araújo

Integra a VdA desde 2018. É Associado da área de Contencioso & Arbitragem onde tem centrado a sua prática em contencioso civil, comercial e societário bem como em arbitragem nacional e internacional.

Estagiou nesta área e na área de Bancário & Financeiro onde trabalhou em todo o tipo de operações do setor bancário e financeiro, nomeadamente em operações com colocação nos mercados doméstico e internacional referentes à criação e estruturação de financiamentos de carteiras de ativos garantidos e outras operações de asset-backed, incluindo titularizações de créditos e também na assistência à emissão e colocação de instrumentos representativos de dívida e capital.

Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Frequentou uma pós-graduação em Contencioso Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

LLM em Corporate Law pela Universidade de Edimburgo.

Antes de integrar a firma realizou um estágio de Verão no Departamento de Assuntos Jurídicos e Governance da Galp.

Autor de capítulos de obras coletivas e artigos em revistas da especialidade publicadas entre os quais:

  • Mozambique – From Cabo Delgado to Investment Arbitration (com Rui Andrade e Filipe Rocha Vieira) in Young Arbitration Review (vol. 43, Out 2021)
  • Chapter 8: Third Parties, Cross Claims and Consolidation (com Carla Gonçalves Borges e Leonor van Lelyveld), André Pereira da Fonseca et al. (coords.), International Arbitration in Portugal (Kluwer 2020)
  • A indemnização por expropriação nos tratados bilaterais de investimento celebrados por Portugal (com Miguel Pinto Cardoso e Joana Neves), António Menezes Cordeiro (coord.), Arbitragem Comercial: Estudos Comemorativos dos 30 anos do Centro de Arbitragem Comercial da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (Almedina 2019)

Inscrito na Ordem dos Advogados Portugueses.

Inglês.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.