Matilde Líbano Monteiro

Integra a VdA desde 2015. É Associada Coordenadora da área de Contencioso & Arbitragem, onde tem desenvolvido a sua prática em contencioso civil, comercial e societário, bem como em arbitragem, doméstica e internacional, incluindo arbitragem de investimento, tanto em Portugal como em países africanos de língua portuguesa como Angola, Moçambique ou Cabo Verde.

Tem representado clientes em diversos setores de atividade, incluindo banca, energia, construção, infraestruturas, telecomunicações, saúde, entre outros.

Participa como docente em cursos e formações e como oradora em seminários e conferências, nas áreas da arbitragem e do processo civil.

Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

Mestrado Global Legal Studies na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e na Faculdade de Direito da Universidade de Duke, NC.

Pós-Graduação Avançada em Direito da Arbitragem, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Antes de integrar a VdA, Matilde trabalhou como assessora no Gabinete do Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações entre março de 2013 e março 2015, e como estagiária e associada no escritório Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, entre janeiro de 2009 e fevereiro de 2013.

Autora e co-autora de obras na sua área de especialidade, nomeadamente:

  • “International Arbitration in Portugal, Chapter 10: Interim Measures and Preliminary Orders”, co-autora, Wolters Kluwer, 2020.
  • “2019 Global Arbitration Review Know-How on Challenging and Enforcing Arbitration Awards in Portugal”.
  • “Pedidos entre Demandados na Arbitragem: Notas sobre Evoluções Recentes a Partir do Direito Português”, in Revista Brasileira de Arbitragem, 2017.
  • “2017 Global Arbitration Review Know-How on Enforcement in Portugal”.

Inscrita na Ordem dos Advogados Portugueses.

Membro da Associação Portuguesa de Arbitragem.

Inglês, Espanhol, Francês.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.