Sofia Ribeiro Branco deu uma entrevista ao Jornal de Negócios onde fala sobre a sua área de prática, os desafios legislativos e a importância da prevenção de práticas ilícitas para as empresas.

Na entrevista intitulada “Prevenção da corrupção mantém empresas vivas para potenciais investidores”, Sofia Ribeiro Branco afirma que os advogados têm um papel muito importante ao conseguirem consciencializar as empresas “para a importância da prevenção, nomeadamente em temas como a corrupção”.

É neste sentido que a necessidade de regulamentação do lóbi poderá ser benéfica, estando já “regulamentado em vários países, nomeadamente em Estados-membros da União Europeia”. Ainda assim, a advogada da VdA esclarece que “em Portugal não há regulação da atividade dessa relação”.

Nesta entrevista, são ainda abordados temas como a “morosidade na área da Justiça Penal” e a influência que esta falta de celeridade pode ter na decisão dos investidores na hora de apostarem em Portugal. É neste âmbito que Sofia Ribeiro Branco esclarece que “a crispação [entre Ministério Público e advogados] e a falta de celeridade podem impactar negativamente o investimento em Portugal, a corrupção também. Por isso, investir na prevenção da corrupção é muito importante para manter as empresas vivas para os potenciais investidores”.

  • Esta entrevista está disponível na íntegra aqui.