João Vieira de Almeida participou no Encontro de Conselheiros da Líder que se realizou a 16 de setembro no escritório da VdA em Lisboa. Numa palestra intitulada "A montanha por achar – o que aprendi na montanha", João Vieira de Almeida partilhou reflexões sobre liderança e superação pessoal, usando como metáfora a sua experiência ao escalar o Kilimanjaro.

Durante a apresentação destacou a importância da coesão em grupo, afirmando que o sucesso é uma tarefa coletiva onde o trabalho em equipa é fundamental para alcançar o topo. No entanto, advertiu que a segurança é "disjuntiva" - "Um único membro em risco pode comprometer o sucesso do grupo". 

Além disso, abordou a ideia de que cada um tem o seu próprio "summit" - "Há o cume da montanha, e o cume que cada um tem, e muitas vezes não são coincidentes. Temos de estar preparados para, eventualmente, não o atingir.

A sua visão de liderança enfatiza a criação de espaço para que todos possam alcançar os seus objetivos: "Uma boa liderança é aquela que cria espaço para que cada um chegue ao seu próprio summit. As montanhas não se conquistam quando chegamos ao topo, mas sim quando chegamos vivos cá abaixo. O processo é o que conta".

Media: