A Forbes África Lusófona publicou recentemente uma reportagem sobre o trabalho desenvolvido pela Fundação Vasco Vieira de Almeida, em parceria com a Girl MOVE Academy, no âmbito do investimento em projetos educativos em Moçambique. O artigo, intitulado “Fundação VVA: Investimento na educação e liderança de mulheres em Moçambique”, destaca os esforços da Fundação na promoção da educação e dos direitos humanos, classificando-a como “um exemplo de como as fundações empresariais podem atuar para gerar impacto social transformador”.
A Girl Move Academy, uma organização moçambicana que tem como objetivo principal a capcitação de jovens mulheres, colabora ativamente com a Fundação e com a VdA desde 2016, acolhendo anualmente jovens moçambicanas nos escritórios da VdA em Lisboa e no Porto, oferecendo estágios de vida e desenvolvimento profissional.
Margarida Couto, diretora executiva da Fundação, destaca esta relação de colaboração, afirmando que “acreditamos que a educação é um verdadeiro elevador social” e salientando a sua importância para quebrar ciclos de pobreza e promover a igualdade de género.
A relação de colaboração entre as duas instituições já permitiu a criação de vários projetos de sucesso, como a Campanha de Natal, onde os colaboradores da VdA angariaram fundos para bolsas de estudo, garantindo o acesso à educação de 178 meninas moçambicanas, ou a realização de 15 estágios de vida, entre 2016 e 2024.
Hiris Jamal e Shelsia Ricotso, as Girl Movers que estagiaram na VdA em setembro deste ano, destacam o impacto profundo deste programa nas suas vidas, descrevendo essa experiência de estágio como “desbloqueadora” e enfatizando a “cultura humanizada na VdA”.
- Esta reportagem pode ser consultada aqui.