João Vieira de Almeida é citado num artigo do ECO intitulado “Firmas de advogados priorizam a sustentabilidade. Mas como?”, um artigo que analisa o aumento de investimento das empresas em matéria de ESG e, no qual, as medidas e a estratégia da VdA, da Fundação Vasco Vieira de Almeida e da VdA Academia são destacadas.

Num cenário de crescente investimento das empresas em matéria de sustentabilidade, nomeadamente nas áreas de ambiente, social e governança, o artigo do ECO esclarece que o setor da advocacia também segue esta tendência e aposta num investimento contínuo em políticas de ESG.

Neste âmbito, para João Vieira de Almeida “as empresas responsáveis não podem deixar de estar cada vez mais conscientes das suas obrigações em termos do impacto ambiental e social, bem como dos riscos relacionados”.

Como tal, parte da estratégia da VdA na prossecução deste objetivo é, aqui, salientada com destaque para a matéria ambiental e social. “No que toca ao ambiente, o próximo objetivo é alargar aos demais escritórios da Firma as práticas que já implementámos nas instalações em Lisboa: otimizar a eficiência na utilização de recursos, com 100% da energia proveniente de fonte certificada renovável; aumentar as áreas verdes; implementar programas de recolha e valorização de resíduos; e estabelecer parcerias externas que permitam fazer o offset das nossas emissões”.

Já no âmbito social, João Vieira de Almeida esclarece que há uma aposta contínua no “reforço das iniciativas em curso, desde um ‘plano inovador, personalizado e muito abrangente de formação da VdA Academia’, ao programa We4Wellness, através do qual procuram contribuir para a melhoria da saúde, bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores”.

Para o senior partner da VdA, as “organizações que incorporam a sustentabilidade nas suas operações estão ‘mais atentas a riscos e oportunidades’, estando melhor posicionadas para alcançar o sucesso financeiro e a longevidade corporativa”. Para além disso, João Vieira de Almeida esclarece que uma estratégia de Responsible Business “é um fator de diferenciação competitiva considerável e uma ferramenta geradora de valor no médio e longo prazo”.

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