“Nas mãos dos advogados, malparado transforma-se em filigrana”

Pedro Cassiano Santos e Tiago Correia Moreira, sócio e associado coordenador da área de Bancário & Financeiro, respetivamente, são entrevistados na edição de março da Advocatus, num artigo dedicado ao mercado português de NPL (non performing loans).

Com o titulo “Nas mãos dos advogados, malparado transforma-se em filigrana” o tema do crédito malparado não é recente e tem vindo a conhecer um grande dinamismo nos últimos tempos. No ano passado, o mercado de NPL em Portugal atingiu, de acordo com os dados compilados pela Debtwire, oito mil milhões de euros, quando por exemplo os bancos italianos venderam mais de 100 mil milhões de euros destes ativos e os bancos espanhóis cerca de 40 mil milhões. Não está previsto tão cedo um travão no mercado, na medida em que os reguladores europeus continuam a exigir um esforço maior, sobretudo a quem se encontra mais exposto a este risco como é o caso da banca portuguesa.

Tiago Correia Moreira lembra que os bancos começam a apresentar teasers cada vez mais sofisticados, isto é, convites para atrair potenciais investidores que contêm cada vez mais informação, como tendências do mercado, que valorizam a própria carteira. "É como colocar uma carteira numa montra: se eu for um banco, vou querer torná-la mais atrativa", completa Pedro Cassiano Santos.

"Temos um mercado vivo e sofisticado, que está a par das tendências e sabe quais são os problemas. Consegue ligar com o investidor que vem de Nova Iorque e que só quer saber quanto é que tem de investir, não quer estar preocupado com a negociação do SPA", remata Tiago Correia Moreira.

Leia o artigo na íntegra aqui.