Assunção Cristas foi a convidada da semana no âmbito das "Conversas com a CEO", integradas na iniciativa Negócios Sustentabilidade 20|30. Durante a entrevista, partilhou as suas experiências na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 28), realizada recentemente no Dubai, destacando os desafios e oportunidades que emergem da legislação europeia.

A advogada que participou ativamente na COP 28, salientou que a legislação europeia está a criar uma dinâmica imparável, influenciando crescentemente as empresas. Durante a entrevista, sublinhou a importância de se adaptar e inovar face às exigências ambientais, referindo que este período de transformação pode ser encarado como uma oportunidade para o surgimento de novas iniciativas sustentáveis.

Um dos pontos em destaque foi a criação do primeiro fundo em Portugal dedicado à obtenção de rendimentos através do sequestro de carbono. Assunção Cristas afirmou que este fundo representa um passo significativo na resposta aos desafios ambientais, demonstrando uma abordagem empresarial centrada na sustentabilidade.

" Na VdA apoiámos o primeiro fundo constituído em Portugal para comprar e arrendar terra menos produtiva, nas zonas desfavorecidas de Portugal e de Espanha, para desenvolver projetos florestais de espécies autóctones. E um dos rendimentos desse fundo prevê-se que seja os direitos de sequestro de carbono. E o primeiro fundo em Portugal do chamado Dark Green, artigo 9°, de mais um regulamento europeu, o SF DR, que nos abre oportunidades muito interessantes", afirmou durante a entrevista.

Leia aqui a entrevista