Rita Rocha é coautora do artigo “É preciso formar a liderança de topo?”, redigido em colaboração com Nuno Sousa da SHL Portugal e publicado na Revista Human.
O artigo reflete sobre a necessidade de formação contínua para a evolução profissional e a adaptação às novas exigências do mercado de trabalho, defendendo que este princípio deve ser seguido por colaboradores e líderes das organizações.
Rita Rocha e Nuno Sousa defendem que “para uma liderança eficaz é necessário abandonar os modelos tradicionais de servant leadership e de liderança vertical (de cima para baixo) e adotar modelos de liderança horizontais, assentes no exemplo, na colaboração e na responsabilidade individual de todos”.
Os autores enunciam três medidas que consideram importantes para garantir o resultado desejado, as quais, defendem, são fundamentais para preparar os líderes para desafios como a transformação digital e a sustentabilidade. Pretende-se, assim, assegurar um modelo de liderança assente no exemplo e na promoção de uma cultura produtiva, alinhada com a cultura organizacional.
- Este artigo está disponível aqui.