Marco Caldeira (Associado Coordenador) reconhecido com o Prémio António Barbosa de Melo de Estudos Parlamentares 2020, atribuído no âmbito do estudo elaborado pelo advogado intitulado "A Originalidade do Sistema de Investidura Português - Ensaio Histórico sobre a Génese de uma Singularidade Nacional".

Este prémio da Assembleia da República é atribuído a cada dois anos a "um trabalho de investigação inédito, elaborado por cidadãos portugueses ou estrangeiros, em Português, nos domínios de Direito Constitucional, História Contemporânea e Ciência Política, relacionado com o tema do parlamento e do parlamentarismo em Portugal".

Na cerimónia de entrega do prémio, que ocorreu a 15 de abril, o advogado afirmou: "é uma honra ver este meu modesto trabalho reconhecido pelo júri. Quis perceber por que, enquanto noutros países, a investidura é direta pelo Chefe de Estado e noutros é preciso um voto de confiança do respetivo parlamento, em Portugal, é o Chefe de Estado que nomeia o executivo, após análise dos resultados eleitorais, e há também a 'prova dos nove', no parlamento, que pode imediatamente demitir o Governo".

Saiba mais aqui.

 

Media: