Inês Antas de Barros é autora do artigo “A Cibersegurança no setor segurador: Como o regulamento relativo à resiliência operacional digital do setor financeiro está a moldar o futuro”, publicado pela Associação Portuguesa de Seguradores.
Este artigo aborda a iminente implementação do Regulamento relativo à Resiliência Operacional Digital do Setor Financeiro (Digital Operational Resilience Act – “DORA”) na União Europeia (UE), aprovado em dezembro de 2022, em vigor desde janeiro de 2023 e aplicável em toda a UE a partir de 17 de janeiro de 2025.
O DORA tem como objetivo fortalecer a cibersegurança do setor financeiro, abrangendo organizações do setor dos seguros, sociedades gestoras, instituições de crédito, revisores oficiais de contas e empresas de auditoria.
A análise de Inês Antas de Barros esclarece quais são os cinco pilares fundamentais deste regulamento, e qual a metodologia que as organizações devem utilizar para adaptarem os seus procedimentos internos com vista à implementação do DORA.
- Este artigo está disponível aqui.