A VdA integra a equipa que está a organizar o XXVIII Congresso FIDE 2018, que tem lugar no Centro de Congressos do Estoril, entre os dias 23 e 26 de maio de 2018.

Os congressos da Federação Internacional de Direito Europeu (FIDE) são organizados por cada associação nacional de direito europeu que, sucessivamente, vai presidindo à FIDE (atualmente a APDE - Associação Portuguesa de Direito Europeu, presidida por José Luís Cruz Vilaça, Juiz do TJUE), tendo lugar de dois em dois anos, em diferentes Estados-Membros da União Europeia e constituem um importante evento de reflexão e debate sobre o direito da União Europeia. Estima-se a presença de cerca de 500 participantes, proporcionando-se o encontro de representantes da comunidade jurídica incluindo juízes do TJUE, do TGUE e dos tribunais nacionais, docentes universitários, representantes das instituições europeias e advogados especialistas na área.

Os três tópicos a abordar no próximo ano são: I. O Mercado interno e a economia digital; II. Fiscalidade, Auxílios de Estado e Distorções da concorrência III. A dimensão externa das políticas da EU: questões horizontais; comércio e investimento; imigração e asilo.

Magda Cocco (sócia), participa no Congresso como Relatora Nacional do primeiro tópico. Nuno Ruiz (sócio), enquanto membro do Conselho Diretivo da APDE e Margarida Sameiro (coordenadora), Piedade Castro e Sousa (associada) e Teresa Côrte-Real, enquanto membros da Comissão Executiva da APDE, têm estado diretamente envolvidos na organização deste evento, do qual a VdA é também patrocinadora.

As inscrições para o Congresso estão já abertas e até ao dia 19 de janeiro os participantes beneficiam de um preço mais reduzido.

Consulte o site oficial do Congresso aqui.