Women Leaders in Law - Creating strategies to increase the number of women in leadership to achieve greater gender equality in the legal sector

Isabel Gião de Andrade (sócia), Sofia Barata (consultora principal) e Inês Ribera (associada coordenadora) foram convidadas para participar na sessão “Women Leaders in Law”, no Porto, dia 30 de outubro.

Este evento reuniu cerca de 15 mulheres e foi liderada pela Presidente da The Law Society, Christina Blacklaws , uma das pessoas que mais se tem dedicado ao tema da igualdade de género na indústria legal. O encontro teve como mote “Creating strategies to increase the number of women in leadership to achieve greater gender equality in the legal sector”, no qual se debateram estratégias para combater a desigualdade de gênero e aumentar o número de mulheres em posições de liderança no setor jurídico.

Para Isabel Gião de Andrade os “fóruns de discussão relativos a este tema são importantes para o desmistificar e pôr na agenda. As questões relativas à diversidade de género ainda existem nos dias de hoje e apenas começarão a ser resolvidas com o envolvimento de todos: homens e mulheres. Mais do que uma questão cromossomática é uma questão cultural e social que se reflete em todas as variáveis da vida.”

Sofia Barata, acrescenta que “definitivamente, e quando se aborda o tema das quotas, precisamos de elementos aceleradores do processo de igualdade. Desde há 30 anos que existem mais raparigas do que rapazes a sair das faculdades. Não me parece que haja qualquer justificação para a situação de desigualdade atual (de acordo com as previsões do Forum Economico Mundial, a igualdade de género em termos económicos deverá ser atingida dentro de 170 anos). E, portanto, quer queiramos quer não, é necessário aplicar modelos acelerativos. Existe um problema de alinhamento entre o sistema de ensino tal como ele existe e o sistema profissional. Não se pode manter o absurdo que é esta perda de valor, de talento.”