Tem lugar no dia 21 de fevereiro, às 18h00, no auditório da Vieira de Almeida, em Lisboa, o lançamento do projeto “InclusivaMente: Direitos Humanos no envelhecimento e na saúde mental”.
O projeto, promovido pela Fundação Vasco Vieira de Almeida, em parceria com a EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza, consiste num programa de capacitação em matéria de enquadramento jurídico da intervenção das entidades da economia social que atuem na área da prestação de cuidados a idosos, dependentes e/ou com capacidade diminuída, com o objetivo de contribuir para a construção de uma cidadania mais responsável e inclusiva nestas temáticas.
A abertura do evento ficará a cargo de Margarida Couto, CEO da Fundação Vasco Vieira de Almeida, e de Joaquina Madeira, Membro da Direção da EAPN Portugal.
A jornalista Fernanda Freitas irá moderar o debate sobre “O desafio da garantia dos Direitos Humanos e do novo estatuto do maior acompanhado nas Instituições”, que contará com as intervenções de Maria do Rosário Zincke dos Reis, Advogada, de Rogério Cação, Vice-Presidente da Direção da FENACERCI e de Paula Campos Pinto, Professora Associada no ISCSP-ULisboa e Coordenadora do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos.
Saiba mais sobre o Projeto InclusivaMente aqui.
Programa
18h00 | Abertura
- Margarida Couto (CEO da Fundação Vasco Vieira de Almeida)
- Joaquina Madeira (Direção da EAPN Portugal)
18h15 | Debate
O desafio da aplicação dos Direitos Humanos e do novo estatuto do maior acompanhado nas Instituições
Moderadora: Fernanda Freitas
- Maria do Rosário Zincke dos Reis (Advogada)
- Rogério Cação (Vice-Presidente da Direção da FENACERCI)
- Paula Campos Pinto (Professora Associada no ISCSP-ULisboa e Coordenadora do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos)
18h45 | Apresentação do Projeto InclusivaMente
- Margarida Couto (CEO da Fundação Vasco Vieira de Almeida)
19h00 | Encerramento